Wednesday 25 April 2018

Tipo de estratégia de diversificação com exemplos


Estratégias de diversificação corporativa.


O dono de uma loja de animais que inicia um negócio de caminhar por cães é um exemplo de diversificação.


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Quanto maior o seu negócio, mais difícil poderá ser aumentar a participação no mercado ou os lucros, especialmente se você estiver buscando um crescimento exponencial. A diversificação em novas áreas de negócios não só lhe dá a oportunidade de aumentar significativamente a sua renda, mas também protege você no caso de seu negócio principal ter um sono temporário ou de longo prazo. Analise estratégias de diversificação com base em suas receitas potenciais e afete no seu core business para alcançá-las.


Diversificação.


A diversificação significa se ramificar para novas oportunidades de negócios, não apenas expandindo seus negócios existentes. Por exemplo, se você tiver um jantar em uma cidade, abrir um segundo restaurante na próxima cidade é a expansão, não a diversificação. Adicionar um serviço de catering corporativo é um exemplo de diversificação. Oferecer aulas de culinária durante as manhãs, quando você não está aberto para o café da manhã, seria outro exemplo de diversificação.


Razões para a diversificação.


Antes de começar a planejar uma estratégia de diversificação, escreva os motivos que você está considerando fazer. Você pode ter excesso de capital que você não pode colocar em seu negócio existente com um retorno razoável sobre esse reinvestimento. Sua empresa pode ser muito dependente de um produto ou de um punhado de clientes, o que pode ter consequências devastadoras se você vir uma nova concorrência ou um ou dois clientes deixarem você. Você pode ter construído relações comerciais ou uma base de clientes que facilitem a inserção de um novo mercado. Uma vez que você sabe exatamente por que você está considerando diversificar, você pode olhar melhor as vantagens e desvantagens específicas de fazê-lo.


Estratégias relacionadas versus estratégias não relacionadas.


À medida que você considera diversificar, decida se deseja permanecer em um negócio relacionado ou entrar em um mercado completamente diferente. Ficar dentro do seu mercado permite que você use seus contatos, marca e base de clientes, como uma babá de estimação que oferece serviços de limpeza. Indo para um novo mercado, como uma babá de estimação que abre um negócio de paisagismo, oferece mais proteção contra uma desaceleração em uma indústria específica. Entrar em um negócio relacionado pode danificar sua marca se o novo esforço falhar. Iniciar um negócio em uma área completamente nova exigirá mais tempo e dinheiro, já que você está começando do zero.


Diversificação de marcas.


Em alguns casos, você pode diversificar vendendo o mesmo produto, ou um similar, com um nome diferente. Uma loja de vestuário feminino que adiciona roupas masculinas e infantis para tentar expandir seus negócios pode prejudicar sua marca entre as mulheres que procuram uma loja especializada em vestuário feminino high-end. Abrir uma segunda loja sob outro nome e vender roupas masculinas e infantis diversifica seu negócio. Outro exemplo de diversificação por marca seria uma loja de roupas femininas de luxo que abriria uma segunda loja de roupas femininas sob outro nome e vendendo roupas femininas acessíveis.


Considerações.


Ao escolher estratégias de diversificação, olhe sua base de clientes atual para determinar se você pode vender itens diferentes ou se você pode adicionar novos clientes vendendo um produto similar a um preço diferente ou com um nome diferente. Revise seus fornecedores atuais, representantes de vendas e parceiros de distribuição para determinar se você pode usá-los para vender produtos diferentes, reduzindo seus custos de start-up. Calcule os custos operacionais em andamento e o estresse sobre sua administração de uma estratégia de diversificação e determine se você pode suportar duas empresas ou linhas de produtos diferentes. Considere o impacto de uma linha de produtos concorrendo com o outro se você vender itens similares.


Referências (2)


Sobre o autor.


Sam Ashe-Edmunds tem escrito e palestrado há décadas. Ele trabalhou nas arenas corporativas e sem fins lucrativos como executivo da C-Suite, servindo em vários conselhos sem fins lucrativos. Ele é um escritor e professor de ciência do esporte internacionalmente viajado. Ele foi publicado em publicações impressas, como Empreendedor, Tênis, SI para Crianças, Chicago Tribune, Sacramento Bee e em sites como Smart-Healthy-Living, SmartyCents e Youthletic. Edmunds possui um diploma de bacharel em jornalismo.


Créditos fotográficos.


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Exemplos de diversificação de negócios.


Um restaurante pode diversificar adicionando uma loja de alimentos gourmet.


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Uma empresa diversifica oferecendo produtos e serviços variados, participando de novas indústrias ou buscando múltiplos usos para seus produtos. Você pode traçar este curso para proteger contra ameaças para o seu negócio atual ou expandir sua base de clientes e fontes de receita. As empresas que se diversificam aproveitam sua experiência em uma indústria ou linha de negócios, ou de uma abundância de recursos financeiros ou financeiros.


Agricultura.


As fazendas se diversificam expandindo as linhas de produtos e usando itens para vender e usar na produção de outros bens. As fazendas leiteiras produzem leite como seu produto principal, mas a partir desta raiz, uma fazenda pode se ramificar para fazer produtos relacionados, como queijo ou sorvete. Uma fazenda com espaço suficiente pode produzir culturas diferentes, tendo assim múltiplas linhas de produtos. Algumas fazendas criam gado para venda e usam a matéria orgânica do gado para fertilizar e apoiar o crescimento das culturas; Da mesma forma, o trigo ou o milho podem ir ao mercado ou entrar na boca do gado.


Restaurantes.


Um restauranteur pode aproveitar os fluxos de receita além de servir refeições no restaurante. As mercearias podem transportar a linha do restaurante de molhos de salada, marinadas ou molhos, por exemplo. Um restaurante pode ter uma loja de presentes para vender presentes adaptados ao restaurante, ao menu ou à comunidade, como livros de receitas, livros e vídeos de viagem, lembranças e cartões postais.


Artigos esportivos.


O mercado de artigos esportivos abrange uma base de clientes com diversos interesses esportivos e recreativos. Muitos varejistas terão uma variedade de opções para atender a essas necessidades. Por exemplo, uma loja pode transportar sapatos para corredores, jogadores de basquete, golfistas, jogadores de futebol e jogadores de baseball. Equipamentos esportivos e de exterior incluem bolas, morcegos, luvas, shin guardas, tacos de golfe, equipamento de camping e postes de pesca. A diversificação levou as lojas ao ar livre a incluir roupas ao ar livre, dispositivos GPS e câmeras, juntamente com pólos, rifles e tendas de pesca mais tradicionais.


Equipamento de construção.


Os negociantes de equipamentos de construção se diversificam através da ramificação de seus bens, serviços e locais. A diversidade geográfica pode ajudar uma cobertura de negociante contra uma desaceleração na construção ou atividade industrial em uma região. Outros revendedores adicionaram consultoria de segurança, treinamento e materiais de construção, como tubulações para seus grampos de manutenção e aluguel. Os concessionários podem escolher equipamentos agrícolas para contrabalançar quedas significativas nas vendas e aluguel de equipamentos de construção. Por exemplo, por uma estimativa, as vendas de máquinas de construção em 2009 caíram 40% contra apenas uma queda de 5% nas vendas de equipamentos agrícolas.


Diversificação do conglomerado.


Algumas empresas se fundem ou adquirem outras empresas. A diversificação de Congolmerate pode envolver empresas relacionadas ou muitas vezes não relacionadas. Por exemplo, um empreendedor pode operar um restaurante, uma concessionária de automóveis e um negócio de desenvolvimento de terras sob um só guarda-chuva. Considerações financeiras, em vez de semelhanças entre linhas de negócios ou outras preocupações estratégicas, predominam fusões e aquisições.


Referências (6)


Recursos (2)


Sobre o autor.


Christopher Raines gosta de compartilhar seu conhecimento de negócios, assuntos financeiros e a lei. Ele obteve seus diplomas de administração e direito da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Como advogada desde agosto de 1996, Raines tratou casos envolvendo negócios, consumidores e outras áreas da lei.


Créditos fotográficos.


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Guia de Iniciantes de Alocação de Ativos, Diversificação e Reequilíbrio.


Mesmo se você é novo para investir, você já pode conhecer alguns dos princípios mais fundamentais do investimento em som. Como você os aprendeu? Através de experiências comuns e reais que não têm nada a ver com o mercado de ações.


Por exemplo, você já notou que os vendedores de rua vendem frequentemente produtos aparentemente não relacionados - como guarda-chuvas e óculos de sol? Inicialmente, isso pode parecer estranho. Afinal, quando uma pessoa compraria os dois itens ao mesmo tempo? Provavelmente nunca - e esse é o ponto. Os vendedores ambulantes sabem que quando está chovendo, é mais fácil vender guarda-sóis, mas é mais difícil vender óculos de sol. E quando está ensolarado, o inverso é verdadeiro. Ao vender os dois itens - em outras palavras, ao diversificar a linha de produtos - o fornecedor pode reduzir o risco de perder dinheiro em determinado dia.


Se isso faz sentido, você teve um ótimo começo na compreensão da alocação e diversificação de ativos. Esta publicação abordará esses temas de forma mais completa e também discutirá a importância do reequilíbrio de tempos em tempos.


Comecemos por analisar a alocação de ativos.


Atribuição de ativos 101.


A alocação de ativos envolve a divisão de uma carteira de investimentos entre diferentes categorias de ativos, como ações, títulos e caixa. O processo de determinar qual mix de ativos para manter em seu portfólio é muito pessoal. A alocação de ativos que funciona melhor para você em qualquer ponto de sua vida dependerá em grande parte do seu horizonte temporal e sua capacidade de tolerar o risco.


Risco versus Recompensa.


Quando se trata de investir, risco e recompensa estão inextricavelmente entrelaçados. Você provavelmente já ouviu a frase "sem dor, sem ganho" - essas palavras aproximam-se de resumir a relação entre risco e recompensa. Não permita que ninguém lhe diga o contrário: todos os investimentos envolvem algum grau de risco. Se você pretende comprar títulos - como ações, títulos ou fundos mútuos - é importante que você entenda antes de investir que você poderia perder algum ou todo o seu dinheiro.


A recompensa por assumir riscos é o potencial de um maior retorno de investimento. Se você tem um objetivo financeiro com um longo horizonte de tempo, é provável que você ganhe mais dinheiro investindo cuidadosamente em categorias de ativos com maior risco, como ações ou títulos, ao invés de restringir seus investimentos a ativos com menos risco, como equivalentes de caixa. Por outro lado, investir exclusivamente em investimentos de caixa pode ser apropriado para metas financeiras de curto prazo.


Opções de investimento.


Embora a SEC não possa recomendar qualquer produto de investimento específico, você deve saber que existe uma vasta gama de produtos de investimento - incluindo ações e ações de fundos mútuos, obrigações corporativas e municipais, fundos mútuos de títulos, fundos do ciclo de vida, fundos negociados em bolsa, fundos do mercado monetário, e títulos do Tesouro dos EUA. Para muitos objetivos financeiros, investir em uma mistura de ações, títulos e dinheiro pode ser uma boa estratégia. Vamos dar uma olhada nas características das três principais categorias de ativos.


As ações, títulos e caixa são as categorias de ativos mais comuns. Estas são as categorias de ativos que você provavelmente escolheria quando investir em um programa de poupança de aposentadoria ou em um plano de poupança da faculdade. Mas outras categorias de ativos - incluindo imóveis, metais preciosos e outras commodities, e private equity - também existem, e alguns investidores podem incluir essas categorias de ativos dentro de uma carteira. Os investimentos nessas categorias de ativos normalmente possuem riscos específicos de categoria. Antes de fazer qualquer investimento, você deve entender os riscos do investimento e garantir que os riscos sejam apropriados para você.


Por que a alocação de ativos é tão importante.


Ao incluir categorias de ativos com retornos de investimento que se movem para cima e para baixo em diferentes condições de mercado dentro de uma carteira, um investidor pode proteger contra perdas significativas. Historicamente, os retornos das três principais categorias de ativos não foram movidos para cima e para baixo ao mesmo tempo. As condições de mercado que fazem com que uma categoria de ativos façam bem geralmente fazem com que outra categoria de ativos tenha rendimentos médios ou pobres. Ao investir em mais de uma categoria de ativos, você reduzirá o risco de perder dinheiro e os retornos globais do investimento da carteira terão um passeio mais suave. Se o retorno de investimento de uma categoria de ativos cair, você estará em condições de contrariar suas perdas nessa categoria de ativos com melhores retornos de investimento em outra categoria de ativos.


A Mágica da Diversificação. A prática de espalhar dinheiro entre diferentes investimentos para reduzir o risco é conhecida como diversificação. Ao escolher o grupo certo de investimentos, você poderá limitar suas perdas e reduzir as flutuações dos retornos dos investimentos sem sacrificar o ganho potencial demais.


Além disso, a alocação de ativos é importante porque tem um grande impacto sobre se você irá atingir seu objetivo financeiro. Se você não incluir risco suficiente em sua carteira, seus investimentos podem não ganhar um retorno suficientemente grande para atender seu objetivo. Por exemplo, se você estiver economizando para um objetivo de longo prazo, como aposentadoria ou faculdade, a maioria dos especialistas financeiros concorda que você provavelmente precisará incluir pelo menos alguns fundos de ações ou ações em seu portfólio. Por outro lado, se você incluir muito risco em sua carteira, o dinheiro para sua meta pode não estar lá quando você precisar. Um portfólio pesadamente ponderado em ações ou fundos mútuos de ações, por exemplo, seria inadequado para um objetivo de curto prazo, como salvar as férias de verão de uma família.


Como começar.


Determinar o modelo adequado de alocação de ativos para um objetivo financeiro é uma tarefa complicada. Basicamente, você está tentando escolher uma mistura de ativos que tenha a maior probabilidade de atingir sua meta em um nível de risco com o qual você pode viver. À medida que você se aproxima do seu objetivo, você precisará ajustar a combinação de ativos.


Se você entender seu horizonte de tempo e tolerância ao risco - e ter alguma experiência de investimento - você pode se sentir confortável criando seu próprio modelo de alocação de ativos. "Como" os livros sobre o investimento muitas vezes discutem "regras gerais" gerais e vários recursos on-line podem ajudá-lo com sua decisão. Por exemplo, embora a SEC não possa endossar qualquer fórmula ou metodologia específica, o Sistema de aposentadoria de empregados públicos de Iowa oferece uma calculadora de alocação de ativos on-line. No final, você estará fazendo uma escolha muito pessoal. Não há um único modelo de alocação de ativos que seja adequado para cada meta financeira. Você precisará usar o que é certo para você.


Alguns especialistas em recursos financeiros acreditam que a determinação de sua alocação de ativos é a decisão mais importante que você fará em relação aos seus investimentos - que é ainda mais importante do que os investimentos individuais que você compra. Com isso em mente, você pode querer considerar pedir um profissional financeiro para ajudá-lo a determinar sua alocação inicial de ativos e sugerir ajustes para o futuro. Mas antes de contratar alguém para ajudá-lo com essas decisões extremamente importantes, certifique-se de fazer uma verificação completa de suas credenciais e histórico disciplinar.


A Conexão entre Atribuição de Ativos e Diversificação.


A diversificação é uma estratégia que pode ser cuidadosamente resumida pelo adágio atemporal "Não coloque todos os seus ovos em uma cesta". A estratégia envolve a divulgação do seu dinheiro entre vários investimentos, com a esperança de que, se um investimento perder dinheiro, os outros investimentos irão mais do que compensar essas perdas.


Muitos investidores utilizam a alocação de ativos como forma de diversificar seus investimentos entre as categorias de ativos. Mas outros investidores deliberadamente não. Por exemplo, investir totalmente em estoque, no caso de um investidor de vinte e cinco anos para aposentadoria, ou investir inteiramente em equivalentes de caixa, no caso de uma economia familiar para o pagamento inicial em uma casa, pode ser uma alocação de ativos razoável estratégias sob certas circunstâncias. Mas nenhuma estratégia tenta reduzir o risco, mantendo diferentes tipos de categorias de ativos. Então, escolher um modelo de alocação de ativos não irá necessariamente diversificar seu portfólio. Se o seu portfólio é diversificado dependerá de como você distribui o dinheiro em sua carteira entre diferentes tipos de investimentos.


Diversificação 101.


Um portfólio diversificado deve ser diversificado em dois níveis: entre categorias de ativos e dentro das categorias de ativos. Assim, além de alocar seus investimentos entre ações, títulos, equivalentes de caixa e possivelmente outras categorias de ativos, você também precisará espalhar seus investimentos dentro de cada categoria de ativos. A chave é identificar investimentos em segmentos de cada categoria de ativos que possam ocorrer de forma diferente em diferentes condições de mercado.


Uma maneira de diversificar seus investimentos dentro de uma categoria de ativos é identificar e investir em uma ampla gama de empresas e setores da indústria. Mas a parcela de ações de sua carteira de investimentos não será diversificada, por exemplo, se você apenas investir em apenas quatro ou cinco ações individuais. Você precisará de pelo menos uma dúzia de ações individuais cuidadosamente selecionadas para se diversificar verdadeiramente.


Uma vez que a diversificação pode ser tão desafiadora, alguns investidores podem achar mais fácil diversificar dentro de cada categoria de ativos através da propriedade de fundos mútuos e não através de investimentos individuais de cada categoria de ativos. Um fundo mútuo é uma empresa que agrupa dinheiro de muitos investidores e investe o dinheiro em ações, títulos e outros instrumentos financeiros. Os fundos mútuos tornam fácil para os investidores possuir uma pequena parcela de muitos investimentos. Um fundo total do índice de mercado de ações, por exemplo, possui ações em milhares de empresas. Isso é uma grande diversificação para um investimento!


Esteja ciente, no entanto, de que um investimento em fundos mútuos não fornece necessariamente uma diversificação imediata, especialmente se o fundo se concentrar em apenas um setor industrial específico. Se você investir em fundos mútuos estreitamente focados, talvez seja necessário investir em mais de um fundo mútuo para obter a diversificação que você procura. Dentro das categorias de ativos, isso pode significar considerar, por exemplo, grandes fundos de ações da empresa, bem como algumas pequenas empresas e fundos de ações internacionais. Entre as categorias de ativos, isso pode significar considerar fundos de ações, fundos de títulos e fundos do mercado monetário. Claro, à medida que você adiciona mais investimentos ao seu portfólio, você provavelmente pagará taxas e despesas adicionais, o que, por sua vez, reduzirá seus retornos de investimento. Então você precisará considerar esses custos ao decidir a melhor maneira de diversificar seu portfólio.


Opções para One-Stop Shopping - Lifecycle Funds.


Alterando sua alocação de ativos.


A razão mais comum para alterar a alocação de ativos é uma mudança no seu horizonte temporal. Em outras palavras, ao aproximar-se do seu objetivo de investimento, você provavelmente precisará alterar sua alocação de ativos. Por exemplo, a maioria das pessoas que investem para a aposentadoria detém menos ações e mais títulos e equivalentes de caixa à medida que se aproximam da idade da aposentadoria. Você também pode precisar alterar sua alocação de ativos se houver uma alteração em sua tolerância ao risco, situação financeira ou a própria meta financeira.


Mas os investidores experientes normalmente não alteram a alocação de ativos com base no desempenho relativo das categorias de ativos - por exemplo, aumentando a proporção de ações em uma carteira quando o mercado de ações é quente. Em vez disso, é quando eles "reequilibram" suas carteiras.


Reequilibrando 101.


O reequilíbrio traz seu portfólio de volta ao seu mix original de alocação de ativos. Isso é necessário porque ao longo do tempo alguns de seus investimentos podem ficar fora de alinhamento com seus objetivos de investimento. Você verá que alguns de seus investimentos crescerão mais rapidamente do que outros. Ao reequilibrar, você assegurará que seu portfólio não enfatize demais uma ou mais categorias de ativos e você retornará sua carteira para um nível de risco confortável.


Por exemplo, digamos que você determinou que os investimentos em ações devem representar 60% do seu portfólio. Mas, após um recente aumento no mercado de ações, as ações representam 80% do seu portfólio. Você precisará vender alguns de seus investimentos em ações ou comprar investimentos de uma categoria de ativos insuficientemente ponderada para restabelecer seu mix original de alocação de ativos.


Quando você reequilibrar, você também precisará rever os investimentos dentro de cada categoria de alocação de ativos. Se algum desses investimentos estiver fora de alinhamento com seus objetivos de investimento, você precisará fazer alterações para trazê-los de volta à sua alocação original dentro da categoria de ativos.


Existem basicamente três maneiras diferentes de você reequilibrar seu portfólio:


Você pode vender investimentos de categorias de ativos ponderados e usar o produto para comprar investimentos para categorias de ativos ponderados. Você pode comprar novos investimentos para categorias de ativos insuficientemente ponderadas. Se você está fazendo contribuições contínuas para o portfólio, você pode alterar suas contribuições para que mais investimentos sejam atribuídos a categorias de ativos ponderadas até que seu portfólio volte ao equilíbrio.


Antes de reequilibrar seu portfólio, você deve considerar se o método de reequilíbrio que você decide usar irá desencadear taxas de transação ou conseqüências fiscais. Seu consultor financeiro ou fiscal pode ajudá-lo a identificar maneiras de minimizar esses custos potenciais.


Fique em frente com o seu plano: Compre baixo, venda alto - Deslocar dinheiro longe de uma categoria de ativos quando está indo bem em favor de uma categoria de ativos que está fazendo mal pode não ser fácil, mas pode ser um movimento sábio. Ao reduzir os atuais "vencedores" e adicionar mais dos atuais "perdedores", o reequilíbrio obriga você a comprar baixo e vender alto.


Quando considerar o Reequilíbrio.


Você pode reequilibrar seu portfólio com base no calendário ou em seus investimentos. Muitos especialistas financeiros recomendam que os investidores reequilibrem suas carteiras em um intervalo de tempo regular, como por exemplo, a cada seis ou doze meses. A vantagem deste método é que o calendário é uma lembrança de quando você deve considerar o reequilíbrio.


Outros recomendam reequilibrar apenas quando o peso relativo de uma classe de ativos aumenta ou diminui mais do que uma determinada porcentagem que você identificou com antecedência. A vantagem desse método é que seus investimentos indicam quando reequilibrar. Em ambos os casos, o reequilíbrio tende a funcionar melhor quando feito de forma relativamente infreqüente.


Onde encontrar mais informação.


Para obter mais informações sobre como investir com sabedoria e evitar erros caros, visite a seção Informações do investidor no site da SEC. Você também pode aprender mais sobre vários temas de investimento, incluindo a alocação de ativos, a diversificação e o reequilíbrio no contexto de poupança para aposentadoria, visitando o site do Smart 401 (k) Investimento da FINRA, bem como o site da Administração de Segurança de Benefícios para Empregados do Departamento de Trabalho.


Você pode descobrir mais sobre sua tolerância ao risco ao preencher questionários on-line gratuitos disponíveis em inúmeros sites mantidos por publicações de investimento, empresas de fundos mútuos e outros profissionais financeiros. Alguns sites irão mesmo estimar alocações de ativos com base nas respostas aos questionários. Embora as alocações de ativos sugeridas possam ser um ponto de partida útil para determinar uma alocação adequada para um objetivo específico, os investidores devem ter em mente que os resultados podem ser tendenciosos em relação aos produtos ou serviços financeiros vendidos por empresas ou indivíduos que mantêm os sites.


Uma vez que você começou a investir, você normalmente terá acesso a recursos on-line que podem ajudá-lo a gerenciar seu portfólio. Os sites de muitas empresas de fundos mútuos, por exemplo, oferecem aos clientes a capacidade de executar uma "análise de portfólio" de seus investimentos. Os resultados de uma análise de portfólio podem ajudá-lo a analisar sua alocação de ativos, determinar se seus investimentos são diversificados e decidir se você precisa reequilibrar seu portfólio.


Perguntas ou Reclamações?


Queremos ouvir de você se você encontrar um problema com um profissional financeiro ou apresentar uma queixa sobre um fundo mútuo ou empresa pública. Por favor, envie-nos sua reclamação usando o nosso Centro de queixas online. Você também pode nos contactar por correio normal em:


Train de Estratégia.


Treinamento Estratégico de Desenvolvimento de Pequenas Empresas.


7.1.1 Tipos de Diversificação.


A diversificação é uma abordagem estratégica que adota diferentes formas. Dependendo dos critérios aplicados, existem classificações diferentes.


Dependendo da direção da diversificação da empresa, os diferentes tipos são:


adquirindo ou desenvolvendo novos produtos ou oferecendo novos serviços que possam atrair os atuais grupos de clientes da empresa. Neste caso, a empresa conta com vendas e relações tecnológicas com as linhas de produtos existentes. Por exemplo, uma láctea, produzir queijo adiciona um novo tipo de queijo aos seus produtos. Diversificação Vertical.


ocorre quando a empresa volta às etapas anteriores do seu ciclo de produção ou avança para fases subseqüentes do mesmo ciclo - produção de matérias-primas ou distribuição do produto final. Por exemplo, se você tem uma empresa que faz reconstrução de casas e escritórios e você começa a vender tintas e outros materiais de construção para uso neste negócio. Este tipo de diversificação também pode garantir um fornecimento regular de materiais com melhor qualidade e preços mais baixos. Diversificação concêntrica.


ampliando o portfólio de produção adicionando novos produtos com o objetivo de utilizar plenamente o potencial das tecnologias existentes e do sistema de comercialização. A diversificação concêntrica pode ser muito mais eficiente financeiramente como uma estratégia, uma vez que o negócio pode se beneficiar de algumas sinergias neste modelo de diversificação. Pode impor alguns investimentos relacionados à modernização ou atualização dos processos ou sistemas existentes. Este tipo de diversificação é freqüentemente usado por pequenos produtores de bens de consumo, e. Uma padaria começa a produzir pastéis ou produtos de massa. Diversificação heterogênea (conglomerada).


está se movendo para novos produtos ou serviços que não têm nenhuma relação tecnológica ou comercial com produtos atuais, equipamentos, canais de distribuição, mas que podem atrair novos grupos de clientes. O principal motivo por trás desse tipo de diversificação é o alto retorno dos investimentos no novo setor. Além disso, a decisão de participar desse tipo de diversificação pode levar a oportunidades adicionais indiretamente relacionadas ao desenvolvimento das principais empresas comerciais - acesso a novas tecnologias, oportunidades para parcerias estratégicas, etc. Diversificação corporativa.


envolve a produção de bens não relacionados, mas definitivamente lucrativos. Muitas vezes, está vinculado a grandes investimentos, onde também pode haver altos retornos.

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